Preencha os campos abaixo, e receberá o documento em seu e-mail.
Preencha os campos abaixo, e receberá o documento em seu e-mail.
Preencha os campos abaixo, e receberá o documento em seu e-mail.
Preencha os campos abaixo, e retornaremos o mais breve possível.
Proteína dos solos descoberta em 1996, por Sara Wright, cientista do USDA (departamento de agricultura dos EUA), a glomalina está relacionada à estabilidade de água agregada. Por conter carbono, essa estabilização amplia seu papel, pois os compostos carbonáceos são protegidos da degradação dentro dos agregados.
O aumento do gás carbônico atmosférico pode elevar a produção de glomalina, por causa da associação simbiótica entre plantas e produtores dessa proteína: os fungos micorrízicos arbusculares (FMA), que compõem 100% o inoculante Rootella BR da NovaTero BioAg (www.novatero.com.br)!
Presente nos minúsculos pelos ou hifas dos FMA (foto), este revestimento ajuda os fungos a reterem água e nutrientes pelas raízes das plantas. Mas para obter concentrações de glomalina, é preciso adotar boas práticas de manejo em agroecossistemas, destacando ainda mais seu poder de armazenamento de carbono.
Por ser uma molécula incomum, pesquisas futuras devem elucidar ainda mais a estrutura e controles sobre sua produção, segundo o estudo “Glomalin: An arbuscular mycorrhizal fungal soil protein”, disponível em http://ow.ly/2tuR30rhjKW.
#glomalina #glomalin #solo #soil #proteína #carbono #inoculante #micorriza #mycorrhiza #agricultura