Nitrogênio favorece crescimento das plantas

Encontrado nos aminoácidos, proteínas, DNA, RNA e em diversas estruturas celulares, o nitrogênio – mesmo sendo o mais abundante dos elementos do ar atmosférico (cerca de 80% do ar é composto por ele) – não é metabolizado, na forma gasosa, pelas plantas, que não conseguem retirá-lo diretamente do ar.

Daí a importância de transformá-lo em formas assimiláveis, considerando que sua ausência provoca, entre outros problemas, o amarelamento das folhas e a redução da fotossíntese.

Chamado de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), esse processo de transformação promove benefícios para culturas agrícolas, tais como:

* Redução de adubos nitrogenados, diminuindo custos para o produtor rural;
* Contribuição para o autofornecimento de nitrogênio usado para a formação da planta, minimizando seus impactos sobre o meio ambiente;
* Especialmente na agricultura, ajuda a elevar a produtividade (com destaque para solos com deficiência de nitrogênio disponível).

Composto por fungos micorrízicos, o inoculante Rootella BR, da startup brasileira NovaTero BioAg, auxilia na formação de microbiomas benéficos, potencializando a ação da FBN no solo.

Veja outros benefícios da nossa micorriza, acessando o link MATERIAL do site www.novatero.com.br!

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Produtores podem investir mais na safra de cevada

O início do inverno fez as temperaturas despencarem em todo o Brasil, sem sinais da…

  • Sem categoria

Inoculante rootella br faz parte da revolução da biotecnologia agrícola

Mesmo que seja um pouco mais antiga, graças à famosa descoberta do DNA recombinante por…