Preencha os campos abaixo, e receberá o documento em seu e-mail.
Preencha os campos abaixo, e receberá o documento em seu e-mail.
Preencha os campos abaixo, e receberá o documento em seu e-mail.
Preencha os campos abaixo, e retornaremos o mais breve possível.
Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e as plantas possuem uma perfeita interação genética. Pela associação simbiótica entre eles, os nutrientes são transferidos para as raízes micorrizadas em troca de açúcares através de transportadores de membrana específicos.
“As hifas dos fungos micorrízicos são, em geral, muito mais eficientes na aquisição e no transporte de fósforo do solo até as raízes do que o sistema radicular das plantas, principalmente em condições de baixa disponibilidade, que é o caso dos solos brasileiros”, aponta o estudo “Micorrizas e sua importância agroecológica”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).
Ainda segundo a pesquisa, microrganismos simbióticos, a exemplo dos FMA – que compõem 100% o inoculante Rootella BR da NovaTero BioAg (veja em www.novatero.com.br) – são importantes na manutenção dos sistemas florestais.
Assim como nas florestas, na agricultura eles favorecem o aumento do vigor e da capacidade de sobrevivência das plantas agrícolas. Isso porque as micorrizas aumentam a tolerância aos patógenos radiculares, podendo levar à redução de aplicação de fertilizantes. Leia mais em ow.ly/wlgM30r01Kb.